Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O QUE SÃO NÚCLEOS DE ARTES? E COMO SE ESTRUTURAM?


Os Núcleos de Arte são Unidades Educacionais, supervisionadas pelo Programa de Extensão Educacional, que atendem prioritariamente alunos matriculados na Rede, oferecendo oficinas em diversas Linguagens da Arte.

O objetivo do Programa Núcleo de Arte é aprofundar os conhecimentos em Arte, além de levar o aluno a vivenciar e se apropriar dos processos criativos.

É também proposta dos Núcleos de Arte a visita a espaços culturais e/ou artísticos da cidade como forma de interação entre o fazer e o apreciar a obra de arte, trabalhando dessa forma, um aspecto importante para nosso aluno – a formação de platéia.

Os Núcleos de Arte atuam como pólos em diferentes pontos da Cidade do Rio de Janeiro e atendem aos alunos das escolas da Rede, dando oportunidade a uma interação sócio-cultural entre comunidades diversas.

São oferecidas oficinas nas seguintes linguagens:
Arte Literária
Artes Visuais
Dança
Música
Teatro
Vídeo

As oficinas estão estruturadas nos seguintes módulos:

MÓDULO BÁSICO: Para alunos que estão chegando pela primeira vez no Núcleo. É o módulo de alfabetização na linguagem da Arte escolhida.

MÓDULO DE CONTINUIDADE: Para alunos que já freqüentaram alguma oficina de Arte no Módulo Básico dos Núcleos.

MÓDULO DE MONTAGEM: Para alunos que têm ou já tiveram alguma experiência. Este módulo propõe um oficina multidisciplinar em que três ou mais professores de diferentes linguagens se reúnem, com o objetivo de vivenciar com intensidade os processos criativos,
apresentar um produto artístico de qualidade, desmistificando a dicotomia processo x produtos.


NOTA

(1) Projetos e programas da SME-RJ http://www.rio.rj.gov.br/sme/projprog/programas/nucleoarte.htm Texto enviado pelo professor Jabim Nunes.

(2) Obra de Leda Catunda

Artigo enviado pelo prof. Jabim por e-mail

Postado por Imaculada

Nenhum comentário:

Postar um comentário