Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jardim Botânico



O Projeto RIODIVERSIDADE, do Núcleo de Arte Grande Otelo, teve como ponto alto - e muito esperado! - a ida dos nossos alunos ao Jardim Botânico. Para a realização da aula-passeio, nosso projeto convidou a escritora Renata de Faria Pereira com seu projeto Caminhos do Rio, que desenvolve junto a muitas escolas. Seguindo a proposta da escritora, antes da aula-passeio, os alunos participaram de um "workshop", com a ajuda dos professores, em classe, onde receberam um caderno de apoio com atividades para prepará-los e sensibilizá-los sobre os conteúdos propostos para caminhada. Ali, em sala, eles realizaram algumas atividades do caderno e assistiram também a uma pequena projeção, com imagens de lindas espécies vegetais. Nossa! Tudo era uma grande novidade! A beleza das imagens motivava todo o grupo às descobertas que iriam vivenciar.

Nossa visita ao Jardim Botânico privilegiou a DIVERSIDADE - que encontramos, aos milhares, nas formas, texturas, tamanhos e cores das plantas - nas raízes, caules, folhas e copas, e até na incidência da luz através das altas folhagens da floresta.


Para aquisição do "passaporte" dos nossos estudantes ao Jardim Botânico, com gratuidade, a professora Mônica Coropos participou de um encontro com a Divisão Educativa do Jardim, recebendo orientações de biólogos, professores e pesquisadores - ação educativa que visa mostrar a importância do Jardim Botânico e seu papel no desempenho de múltiplas funções,dentre elas, a de enriquecer projetos culturais de comunidades escolares de nossa cidade. A ação educativa do mais belo jardim do Rio, ao demonstrar seu caráter dinâmico e inovador, voltado à educação das crianças e jovens cariocas, congrega inevitavelmente todos nós na busca por uma vida melhor.
Não há dúvidas que foi tudo preparado com muito carinho. Tivemos a ventura de contar com a valorosa participação de muitos voluntários, dentre eles, a escritora Renata, a mãe de família, Maria Isabel Figueira de Melo (Belinha), e o "empresário-oculto", que resolvermos chamar de "beija-flor". Eles nos receberem de braços abertos, deram a cada estudante um bolinho de chocolate e uma bolsinha de lanche, contendo ovos cozidos, maçãs, todinhos, sanduíches e biscoitos!

Nossa querida 6ª Coordenadoria Regional de Educação, também nos proporcionou outro rico lanche, juntamente com o translado de nossos alunos em um magnífico ônibus, com banheiro e ar-refrigerado. Os professores Jabim Nunes e Mônica Coropos, sendo ela Chefe do Núcleo de Arte, acompanharam o grupo do início ao fim.
“Foi uma experiência excelente para nossa equipe, constatar que, ao final de um ano de trabalho e dedicação, temos alunos prontos para produzir e criar, com olhar sensível, aguçado e crítico, para as diversas possibilidades de se fazer Arte”. Olhá-los a manusear o caderno de atividades Caminhos do Rio, durante o passeio, foi muito compensador.
Afinal, não foi uma visita de pura diversão e lazer, apenas. Tínhamos o compromisso com o conhecimento, com a arte e a ciência, e com o desenvolvimento de suas múltiplas linguagens, habilidades e competências.Durante a caminhada, com o caderno de atividades em mãos, a escritora ia ajudando a turma a verificar, ao vivo e a cores, as espécies vegetais. Era surpreendente como os estudantes ficavam maravilhados com as descobertas.


A capuchinha, então, foi um sucesso! Vimos um pouquinho de tudo. Antes de entrar no parque, conhecemos a árvore "rosa da montanha", a folha que parece um lírio, a "enforcadeira" e o lago das tartarugas. Visitamos o "Jardim sensorial", onde sentimos muitas espécies com perfumes e conhecemos formas e texturas diferentes, como a hortelã, a erva-doce, o coração magoado e a cebolinha. Depois, vimos o "Mogno" e o "Pau-Brasil", o lago com a cachoeira e o cactário, que foi incrível.
Dali, em diante, subimos uma rampa e ingressamos na Mata Atlântica, uma floresta com árvores muito grandes, onde avistamos inclusive a "Parkia", uma árvore gigante da Amazônia.

Caminhamos, depois, para o lago, da "Vitória Régia" e da "casinha" do Frei Leandro e, dali, por um bambuzal, chegamos na alameda das "Palmeiras imperiais", super altas, e junto à imensa "Sumauma", com raízes gigantescas, onde tinha muito algodão voando.

Seguimos até a "Árvore de papel" e, depois, para o "Pau-ferro", que é na cor ferrugem, com um amarelo ocre, bem forte.

Passamos pelo "Abricó de macaco", de sua triste história, e chegamos, enfim, no parquinho para o lanche! Descansamos e nos alimentamos.

Barriguinha cheinha, pé no caminho! No final do passeio, conhecemos o "Bromeliário", onde a cientista Dra. Suzana deu-nos preciosas explicações sobre a importância das espécies encontradas na Mata Atlântica.

Visitamos também, com Suzana, o "Orquidário", onde conhecemos orquídeas lindas - brancas, amarelas e cor-de-rosa, grandes e pequenas.
FOTO: Jabim Nunes
Texto: Jabim Nunes,Mônica Coropos e Renata Faria.

Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário