Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Matéria publicada no Globo Nota 10


Sou professora do segundo segmento do Ginásio Carioca, da disciplina Educação Artística (Artes Visuais), e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Tudo começou em 1980, quando iniciei meu curso ginasial na Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella, 6ª CRE. Além de aprender as matérias básicas, tinha aulas de Artes, Teatro e Música. Certamente foi nessa época que comecei a desenvolver “meus talentos”. Sou muito grata por todos os professores que tive.

No Ensino Médio, fiz o Curso Normal e, em 1988, ingressei como professora na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Em 2010, retornei a essa escola, agora como professora de Artes! Não há como descrever a alegria de poder fechar um dos círculos da minha vida. Nessa escola tenho a oportunidade de ministrar a oficina de Arte e Tecnologia.

No ano passado, realizei atividades com o objetivo de promover a inclusão digital, propiciar a interação e o trabalho colaborativo, além de inserir os alunos no universo dos elementos da gramática visual. Neste período, foi produzido um vídeo que está disponível no Youtube no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=N2VR2VsysHM. Nele há os temas desenvolvidos durante o projeto: aniversário de 40 anos da escola, Copa do Mundo, personagens diversos e formas geométricas.

Em 2011, contando também com a disponibilidade da itinerância do Núcleo de Arte Grande Otelo, eu pude realizar o projeto Arte Indígena: uma abordagem com o uso de materiais alternativos. Vale lembrar que tudo foi planejado em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola “Meu Brasil, Brasileiro” e considerando, ainda, que era o Ano Internacional das Florestas.

A proposta consistiu em utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para que os alunos tivessem suporte para criar suas produções artísticas. Em agosto, na Festa Cultural da escola, foi realizada uma exposição de trabalhos e um desfile de roupas confeccionadas pelos alunos.

Vale ressaltar que, além de participar ativamente das atividades da escola, também colaboro nos eventos realizados na 6ª CRE.

Agradeço imensamente às equipes da E.M. Comandante Arnaldo Varella e do Núcleo de Arte Grande Otelo, pois sempre estiveram dispostas a me apoiar nos projetos.

Luciana Guimarães Rodrigues de Lima

Retirado do link:
http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=431#comment-3178

Nenhum comentário:

Postar um comentário