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quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A Dança Criativa: Uma Abordagem de Ensino para Crianças de 4 A 7 Anos

As aulas de Ballet Criativo do Centro de Pesquisa e Formação em Ensino Escolar em Artes - Núcleo de Arte Grande Otelo (6ª CRE) é ministrado pela professora de Dança Valéria de Assumpção Silva. Elas são direcionadas para crianças de 4 a 7 anos de idade matriculadas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na abordagem de ensino da Dança Criativa que visa desenvolver o potencial criativo do praticante e ampliar continuamente o processo de interação entre professor/aluno. Nessa perspectiva os envolvidos podem criar um tipo de processo colaborativo e de rede expressiva através da linguagem da dança.

Vigotsky apud Bock (1995) apontam que todos somos detentores de energia criativa, que se concretiza através de nossas interações como meio sociocultural, não sendo puramente por fator biológico determinante, permite-nos tratar a criatividade como uma possibilidade a ser construída com/através das aulas de dança.

Assim sendo, a Dança Criativa possui características próprias, valores e finalidades eminentemente educativas e se apoia-se no pressuposto de que toda criança tem o dom livre, natural e espontâneo de dançar. Seu principal objetivo é aumentar o repertório do movimento de cada indivíduo e liberar sua capacidade criadora, para que o aluno possa criar suas próprias coreografias de uma forma variada e rica.
As aulas de Dança Criativa proporcionam aos alunos uma educação corporal com a introdução de exercícios que trabalham os diferentes segmentos corporais de formas isoladas, para, futuramente, utilizar formas mais globalizadas. Ainda funcionam como agente do aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio dinâmico, da flexibilidade, da amplitude articular, da resistência localizada, da agilidade e da elasticidade musculares.

Em suma, o valor educativo desse trabalho e das aulas está centrado na afirmação das potencialidades a serem desenvolvidas harmoniosamente, através de estímulos que articulam o pensar, sentir, perceber, agir, expressar e o reagir, respeitando sempre as muitas diferenças individuais e encarando o aluno como ser social, que atua e recebe influências de seu contexto.
Por  Valéria Assumpção (PMRJ/FMH, 2013)
 Fotos: Professora Valéria Assumpção

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