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terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Prêmio Ambienta Rio : “O Menino do Dedo Verde e a Menina com Ninho de Pássaros”

Professor Responsável: professor Jabim Nunes
Baseado na obra “O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, um clássico, escrito em 1957, que continua encantando nos nossos dias.

O menino do dedo verde trata-se de um livro infanto-juvenil escrito por Maurice Druon em 1957. sendo traduzido por Dom Barbosa, o qual Foi traduzido para o português por Dom Marcos Barbosa, o mesmo escritor/poeta que traduziu O Pequeno Príncipe

Tistu é um menino muito feliz, que nasceu e foi criado com todo o luxo que seus belos pais - donos da maior fábrica de canhões do mundo - podiam dar e o dinheiro podia comprar. Morava numa mansão - a "Casa-que-Brilha" - e tinha criados que o adoravam. 
Ao completar oito anos, seus pais decidem que já é hora do filho conhecer as coisas da vida e se preparar para, no futuro, assumir e dar continuidade aos negócios da família. 
No entanto, logo no terceiro dia de aula o menino é expulso do colégio por dormir durante as aulas. Com isso, os pais de Tistu decidem que a educação do menino se fará dentro de casa, sem livros, através de suas próprias experiências e observações. 
No dia de sua primeira aula com o jardineiro Bigode, Tistu descobre um dom excepcional: ele tem o dedo verde - o que significa que basta um toque de seu polegar para que surjam plantas e flores onde quer que ele encoste. 
Com as aulas do Senhor Trovões, ele entra em contato com a violência urbana cotidiana e conhece a infelicidade e a tristeza. Inconformado, Tistu decide mudar o mundo apenas com o toque de seu dedo verde, começando pela cidade onde mora, Mirapólvora.


Maurice Druon já provoca, a partir da verossimilhança, vários auto questionamentos, pensar na interação e na ação social: o envolvimento na sociedade de forma positiva, visando melhorias sociais e reconhecendo-nos como agentes supra-humanos.

Tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para a importância da construção de conhecimentos socioambientais e valores humanitários e de cidadania, por meio da realização de atividades pedagógicas (exposições, seminários, pesquisas etc.). Importante ressaltar que esta ação é pautada na Lei 4791/2008, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Educação Ambiental, regulamentada pelo Decreto 37526/2013.
O diálogo com a Arte e a natureza, através da pesquisa sobre a fauna e a flora brasileiras e a produção de desenhos de árvores e pássaros.
O importante é que as inter-relações do meio ambiente natural, cultural e urbano fossem trabalhadas com uma abordagem orgânica com a sociedade. Nesta perspectiva, cada Unidade Educacional teve autonomia para escolher com que diferentes olhares iria se debruçar sobre a cultura local para construir seu percurso de apropriação de conhecimento em Educação Ambiental.
Texto e imagens: Jabim Nunes

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